Casa São Bernardo-Envolvente Exterior

Características da envolvente exterior

A envolvente exterior imediata é constituída na sua essência por lameiros, nomeadamente a norte, poente e sul com aproveitamento em regime misto de corte e pastoreio ao longo do ano, explorado por proprietário vizinho na criação de gado bovino, quer à solta quer em estabulação.

A nascente e freguesia de Alcobaça compõe-se também de orla de mata composta por Carvalheiros e Sobreiros, uma área de lameiros, outra de cultura de vinha e ainda pomares de macieiras.

Confina ainda a sul com o a Freguesia de Évora de Alcobaça onde tem início a Zona de Caça Associativa de Évora de Alcobaça onde se pode constatar a existência de mancha florestal de carvalhos, sobreiros e oliveiras.

A nordeste, a pouco mais de uma centena de metros, existe casario e anexos, outrora constituindo a casa do caseiro da Quinta do Telheiro -trata-se de casa térrea, chã, com o seu lagar, fornos, adega, estábulos, curral e palheiros, assente sobre uma planta quadrada, tendo a primeira no seu centro a casa de fora, ou da entrada, por onde se acedia às restantes divisões, enquanto a segunda fechava-se em torno de um claustro quadrado encerrando no seu centro um pátio.

A Quinta do Telheiro faz parte de um conjunto de quintas que ladeavam o núcleo urbano centrado no Mosteiro de Alcobaça;

A implantação da Casa São Bernardo, em nível elevado, permite a visão privilegiada sobre os arredores, nomeadamente:

-O Mosteiro de Alcobaça e a Quinta da Cerca do Colégio em frente a norte;

-A Quinta do Cidral a noroeste;

-A Quinta da Rina e o seu chalé a nordeste (hoje núcleo urbano);

-E a nordeste a que foi outrora a Casa Agrícola José Eduardo Raposo Magalhães, onde se insere o Museu Nacional do Vinho (unidade museológica que conta com um acervo de cerca de dez mil peças distribuídas pelas várias instalações coevas da primitiva adega construída em 1875) e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade – Unidade de Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas (INIAP);

-A nascente existe a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister -EPADRC- e o seu Museu Agrícola.

A EPADRC e o seu Pólo Equestre, situados a cerca de 500 metros da Casa São Bernardo, proporciona aos nossos visitantes aulas de equitação e passeios a cavalo.

Trata-se de uma propriedade rústica, antigamente designada por Posto Agrário, com uma superfície de 30 hectares que constitui o seu Centro de Exploração.

Terrenos de textura argilosa, levemente corrigida pelo maciço calcário da região, exposição norte, abundância de água, caracterizam este espaço onde é leccionada a componente prática da formação. Sendo Alcobaça um núcleo de uma vasta região de grandes tradições horto-frutícolas a EPADRC tem por objectivo a dinamização da agricultura do concelho, encetando uma experiência pedagógica activa e inovadora que visa a preparação de Técnicos de nível médio habilitados para a gestão de explorações agro-pecuárias. Infra-estruturas diversas, caminhos e matas ocupam 3 hectares distribuídos pelos sectores vitivinícola,  horto-frutícola, de culturas arvenses e de produção animal (Bovinos Leiteiros, Ovil, Suinicultura e Equídios).

 

 

 

Alojamento Casa de Férias Portugal Alcobaça Nazaré Praia Campo Golfe Alojamiento Alquiler Vacaciones Portugal Alcobaça Nazaré Playa Campo Golfe Hébergement Locations Maison Vacances Portugal Alcobaça Nazaré Plage Campagne Golf Accommodation Holiday Rentals Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Ferienwohnungen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Vakantiewoningen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf

 

 

Anúncios

Create a free website or blog at WordPress.com.