Circuitos Pedestres e Turismo de Natureza

Turismo de Natureza e Circuitos Pedestres

  • Circuito Pedestre Urbano    

Roteiro – A Casa São Bernardo na Rota dos Chalés e Palacetes de Alcobaçatrata-se de um percurso pedestre local urbano, com início e fim na Casa São Bernardo, na proximidade do Mosteiro de Alcobaça com uma extensão máx. 3.5Km e uma elevação máx. 80m.

  • Alcobaça possui um riquíssimo património paisagístico e ambiental: Através dos Circuitos Pedestres de Natureza são proporcionadas actividades de ocupação dos visitantes, de divulgação e interpretação do património natural e cultural, quer pelos Circuitos Pedestres sinalizados na área especifica do PNSAC – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, quer na área dos Coutos de Alcobaça incluindo o Vale da Ribeira do Mogo (ver circuito possível) e Campos do Valado e Cela. Longas praias douradas polvilhadas de rochedos, arribas e escarpas. Frondosos pinhais (ver um dos muitos circuitos possíveis), locais de repouso, contrastando com os buliçosos lugares de veraneio, de desporto e aventura. O Visitante poderá também desfrutar de paisagens de verde e de fertilidade nas faixas intermédias subordinadas à presença do reticulado de rios, ribeiras e riachos, ou passear-se por manchas florestais de carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros ou ainda tomar contacto com plantas medicinais, aromáticas ou ornamentais e a enorme variedade de espécies faunísticas.

Notas sobre o PNSAC-Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (ver percursos do parque).
Integrado no Maciço Calcário Estremanho onde predominam as paisagens cársicas, agrestes, de rara beleza panorâmica, rendilhadas de muros de pedra solta:
-A secura, acentuada pela ausência de cursos de água superficiais, marca uma paisagem a que falhas, escarpas e afloramentos rochosos conferem um traço vigoroso;
-A água corre através de uma intrincada rede subterrânea. A erosão cársica originou formações características – poldjes, campos de lapiás, lapas e algares, uvalas e dolinas numa rara profusão de formas. As cavidades são férteis em temas espeleológicos;
-O coberto vegetal é marcado pela presença de pequenas manchas de carvalho cerquinho ou a azinheira. Dentre as plantas autóctones destaca-se o cortejo das plantas aromáticas, medicinais e melíferas repartidas por algumas dezenas de espécies. A oliveira, a recordar o esforço dos cistercienses, domina a vegetação não espontânea. A fauna destes calcários inclui numerosas aves, nomeadamente a Gralha-de-bico-vermelho, com hábitos de nidificação cavernícola. Uma dezena de espécies de morcegos.
-A presença humana é atestada desde o paleolítico. A estrada romana de Alqueidão da Serra testemunha caminhos antigos. Têxtil, curtumes, agricultura, criação intensiva de gado e indústria extractiva de pedra e argila justificam, na actualidade, a presença de numerosa população.
-A jazida da Pedreira do Galinha, na vertente oriental da serra de Aire (Jurássico Médio- 175 MA) contém a mais antiga e longa (147m) pista de dinossáurio saurópode até hoje conhecida no mundo. Centenas de pegadas organizam-se em cerca de duas dezenas de pistas constituídas pelas impressões deixadas por grandes animais quadrúpedes.

Rota das Maçãs

  • Promover e divulgar a Rota das Maças existente ao longo das diversas áreas de produção: realização de percursos pedestres e divulgação simultânea do Sumo de Maçã de Alcobaça, Ginja de Alcobaça e de Óbidos, assim como da Pêra Rocha do Oeste; promoção da APMA – Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça e da Associação de Produtores de Pêra Rocha.

 

 

Alojamento Casa de Férias Portugal Alcobaça Nazaré Praia Campo Golfe Alojamiento Alquiler Vacaciones Portugal Alcobaça Nazaré Playa Campo Golfe Hébergement Locations Maison Vacances Portugal Alcobaça Nazaré Plage Campagne Golf Accommodation Holiday Rentals Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Ferienwohnungen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Vakantiewoningen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf

Anúncios

Create a free website or blog at WordPress.com.