Circuito dos Museus

Circuito dos Museus

Museu do Vinho 

  • Descrição: Museu Nacional do Vinho, Criado em 1968, instalado numa antiga adega de 1875. Mostra uma colecção de 10500 peças, alfaias agrícolas, máquinas e objectos ligados à viticultura desde o século XVIII. As peças estão distribuídas pelas várias instalações coevas da primitiva adega construída em 1875:Adega dos Balseiros,Adega dos Depósitos,Adega dos Vinhos Brancos,Adega dos Vinhos Tintos, e Adega dos Tonéis e em instalações anexas aos edifícios principais e testemunhando a intensa actividade que estes espaços conheceram outrora, existem, ainda, uma Abegoaria , uma Oficina de Tanoaria , uma antiga “Casa da Malta”, única em Portugal, e uma Taberna.

Museu Agrícola

ESCOLA PROFISSIONAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DE CISTER -EPADRC-

  • Descrição: Possui uma vasta colecção de alfaias agrícolas do séc. XIX e imagens etnográficas da época. Os monges cistercienses profundos conhecedores das ” Coisas da Terra ” a quem El Rei doou os Coutos, transmitiram na sua imensa obra de desbravamento e cultivo um valioso legado de conhecimentos técnicos e avanços tecnológicos, passados de geração em geração, até aos nossos dias.

Museu dos Coutos de Alcobaça

  • Descrição:O Museu dos Coutos de Alcobaça tem como campo de estudo e de intervenção a região que se estende da Serra dos Candeeiros até à foz do rio Alcoa e que encerra relevantes marcas da relação multisecular e transconcelhia entre esta região e o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, bem como aspectos significativos da actividade anterior ou posterior à presença cisterciense. Três objectivos constando das metas programáticas do Museu norteiam o seu exercício e estruturam a coordenação, a partir de um núcleo-sede situado em Alcobaça, de um conjunto solidário de testemunhos (e de percursos de ligação) repartidos, segundo dois eixos, pelo antigo território dos Coutos.

Encontrando-se presentemente em processo de instalação e de adesão à Rede Portuguesa de Museus, o Museu dos Coutos de Alcobaça tem beneficiado, desde a sua criação em 2001 no âmbito da ADEPA, do apoio continuado da Câmara Municipal de Alcobaça e da Rede Portuguesa de Museus, bem como de oportunos pareceres de estudiosos de várias disciplinas. Pretendendo contribuir activamente para a valorização de um ímpar legado comum e, em particular, para a qualificação de uma “oferta turística” reportada ao Mosteiro sem a ele se reduzir.

Unidades Molinológicas

Localizadas em Chiqueda, estas duas unidades ilustram dois diferentes sistemas de moagem:

  • a primeira designada por “Moinho do Parente”, pertença de António Ventura Farelo, ilustra o sistema de roda horizontal (rodízios);
  • a segunda designada por “Moinho do Canal”, pertença à família Barros, herdeiros da família do antigo moleiro António Cordeiro Gomes ilustra o sistema de roda vertical e um passo importante do processo de mecanização desta técnica, com a substituição, na engrenagem motora, da madeira por ferro.

Vale da Ribeira do Mogo

  • Este seria também o habitat de eleição do emblemático lince-ibérico mas a desflorestação e o progressivo isolamento da área bem como, a caça de presas inviabilizou a permanência desta espécie na maior parte do território português; as suas características promovem a existência de fauna diversa que anti O Vale da Ribeira do Mogo localiza-se na Freguesia de Prazeres de Aljubarrota. É um vale muito encaixado, com morfologia cársica e vegetação tipicamente mediterrânica onde o carrasco e o carvalho-cerquinho têm muita expressão

Museu Atlantis

  • Descrição: Assista ao vivo à magia de uma arte secular – conheça todos os segredos da arte de fazer cristal no Centro de Visitas da Atlantis. Primeiro que tudo, conheça a  Fábrica, o espaço onde os artífices dão forma a peças de reconhecida qualidade e design. Depois, entre no Museu e deixe-se levar numa interessante viagem pela história da Atlantis, fundada em 1945. Depois de visitar o Museu, aceite a  sugestão: no Auditório, pode sentar-se confortavelmente e ver um filme de 15 minutos sobre a história do cristal, as mais variadas peças, do clássico ao contemporâneo e descubra todas as facetas do nosso cristal.

Museu Raul da Bernarda

  • Descrição: O Museu Raul da Bernarda recolhe algumas das mais belas ou representativas peças da produção da “Raul da Bernarda & Filhos, Lda”. Nele podemos admirar a Faiança Portuguesa do último século e também a Faiança de Alcobaça. Conta ainda com expsição de espólio do Rancho do Alcôa, que inclui trajes alusivos à louça de Alcobaça.

Museu Monográfico do Bárrio

  • Descrição:Achados arqueológicos encontrados nas escavações romanas de Parreitas. O espólio encontrado e exposto no Museu Monográfico do Bárrio, é demonstrativo das diversas actividades dos habitantes daquele espaço, com relevância para as de carácter quotidiano: grande quantidade de fragmentos de cerâmica comum e conchas de moluscos utilizados na alimentação. Paralelamente, surgem alguns objectos em cerâmica de luxo, nomeadamente diversos tipos de “terra sigilata”, bem como moedas de bronze, fragmentos de vidro, contas decorativas, asas de “situla”, algumas “fibulae” e dois fragmentos de uma inscrição em pedra.

 

 

Alojamento Casa de Férias Portugal Alcobaça Nazaré Praia Campo Golfe Alojamiento Alquiler Vacaciones Portugal Alcobaça Nazaré Playa Campo Golfe Hébergement Locations Maison Vacances Portugal Alcobaça Nazaré Plage Campagne Golf Accommodation Holiday Rentals Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Ferienwohnungen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf Vakantiewoningen Portugal Alcobaça Nazaré Beach Country Golf

Anúncios

Site no WordPress.com.